terça-feira, 23 de outubro de 2012

Adrenaline Mob - Omertá (2012)


Após sua saída do Dream Theater, Mike Portnoy comandou as baquetas em shows de bandas como Fates Warning, Avenged Sevenfold e Stone Sour, ainda que dessas três, Fates Warning seja a mais próxima do que conhecemos do baterista, foram justamente as duas últimas citadas que o influenciou a trilhar caminhos mais modernos, o que não quer dizer que tenha feito algo parecido em termos de sonoridade, longe disso.
Do outro lado, Russell Allen conhecido por ser vocalista do Symphony X trabalhava com o até então desconhecido guitarrista Mike Orlando já com músicas compostas e à procura de músicos para a vindoura banda. Allen então lembrou de conversas que teve com Portnoy sobre trabalharem juntos.
A vontade de Allen e Portnoy desde as primeiras conversas era que trabalhassem em algo diferente e foi o que fizeram muito bem, quem esperar por um disco de prog metal vai se decepcionar feio, o que de forma alguma diminui a qualidade do trabalho, mesmo porque Omertá está facilmente entre os melhores do ano. O mesmo aviso vale para quem espera as habituais atuações de Russell Allen e Mike Portnoy já que ambos esbanjam versatilidade nesse debut. Encontramos aqui um Allen bastante agressivo, rasgado no estilo Ronnie James Dio transbordando feeling e interpretação enquanto Portnoy, longe de estar contido, claro, no Adrenaline Mob joga pelo time com uma pegada mais grooveada. Mas o fato desses dois músicos se arriscarem fora de sua zona de conforto não é motivo para dar menos crédito a Mike Orlando com seus riffs à la Dimebag Darrell, pois se nesse disco há alguém que já estava próximo às características do Adrenaline Mob é Mike Orlando e isso pode ser conferido no seu projeto solo Sonic Stomp. Hoje a banda conta com John Moyer do Disturbed no baixo mas foi Orlando quem assumiu o cargo nas gravações fazendo tal qual com sua guitarra um trabalho agressivo e com as quatro cordas preenchendo as brechas entre guitarra e bateria.
A paulada “Undaunted” foi uma escolha ideal para abrir o debut sendo uma das melhores faixas e dando o tom à sonoridade de Omertá que exala peso e agressividade do começo ao fim com exceção apenas da balada “All On the Line” onde a também melodiosa voz de Allen chega a dar arrepios e uma ótima e inusitada versão dramática de “Come Undone” do Duran Duran com Lizzy Hale do Halestorm.
Vale chamar atenção para a temática “máfia” acolhida pelo Adrenaline Mob como o nome da banda já sugere também com o logo nos moldes de O Poderoso Chefão. "Omertá” é o nome dado ao voto de silêncio imposto pela máfia italiana, daí a capa do álbum e o chapéu usado por Russell Allen nos shows da banda, bem como sua postura enquanto frontman atrelada à sua interpretação agressiva.
Ainda que moderno, definitivamente não é possível colocar o som do Adrenaline Mob no mesmo saco que outras bandas novas ou as bandas supracitadas que contaram com Portnoy durante curto período. É essencialmente heavy metal calcado em algumas bandas dos anos 90 soando atual, o System of a Down nos momentos mais tradicionais de seus últimos dois discos possa ser um parâmetro razoável. Talvez o Adrenaline Mob, assim como o Kill Devil Hill de Vinny Appice esteja pavimento o caminho para a sonoridade das próximas bandas de heavy metal tradicional e o está fazendo com maestria.

1-Undaunted
2-Psychosane
3-Indifferent
4-All On The Line
5-Hit The Wall
6-Feelin' Me
7-Come Undone
8-Believe Me
9-Down To The Floor
10-Angel Sky
11-Freight Train

Russell Allen-Voz
Mike Portnoy-Bateria
Mike Orlando-Guitarra e Baixo


Igor Luis Seemann

Nenhum comentário:

Postar um comentário