sábado, 20 de outubro de 2012

Unisonic - Unisonic (2012)


Foram mais de 20 anos de espera. Durante esse tempo, Michael Kiske e Kai Hansen apareceram juntos em algumas faixas do Gamma Ray, Avantasia e da carreira solo do próprio Kiske. Mas agora a coisa é pra valer. Kiske e Hansen pela primeira vez em um disco desde Keeper of the Seven Keys PT.2. Mas cuidado, quem espera uma continuação vai acabar quebrando a cara.

Quem está familiarizado com o trabalho de Kiske no Place Vendome vai se situar melhor no que esperar para ouvir - o Unisonic traz além de Kiske, a cozinha do projeto de AOR que conta com a bateria de Kosta Zafiriou e o baixo de Dennis Ward (que tem também no currículo passagem pelo Pink Cream 69 e assina a produção de bandas como Angra, Sinner, Voodoo Circle, Allen/Lande, Krokus e o próprio Unisonic) - isto é, se o Unisonic tivesse de constar como continuação de algo, eu diria que é um passo gigante depois dos discos do Place Vendome, dando início a uma banda mais pesada com um som bem mais encorpado.

Ainda que Hansen e Kiske sejam as estrelas da banda, nenhum integrante fica atrás. O instrumental é bastante preciso e impecável, o que já se pode perceber na ótima faixa-título que abre o disco e apresenta a banda - um hard rock muito bem executado, mas que não define a sonoridade do play. O álbum homônimo segue com “Souls Alive” que, junto a “We Rise” é a música mais próxima do Helloween de 1988. Inevitável reparar de cara no entrosamento de Kai Hansen com o guitarrista Mandy Meyer (ex- Gotthard), riffs marcantes e solos no ponto – Hansen com sua costumeira agressividade e Meyer com seu timbre à lá Blackmore beirando o blues algumas vezes. No que diz respeito aos vocais, Unisonic traz um Michael Kiske maduro levando sua voz a novos horizontes e mostrando que ela cai muito bem em coisas mais arrastadas como “Renegade” que tem um refrão que começa bombástico e segue pegajoso voltando ao andamento mid-tempo da música.

O fato de a banda reunir vertentes diferentes dá um toque interessante nas composições e no álbum em geral que vai do AOR ‘otimista’ de “Never Too Late” e “Never Change Me” ao metal de “King For a Day”, sendo essa com certeza a que mais lembra Gamma Ray, trazendo a voz de Hansen junto a de Kiske de forma fantástica, apesar de serem timbres absolutamente díspares, poucos duos no rock combinam tanto como no refrão arrepiante dessa música. Unisonic se mostrou antes de tudo, uma banda absurdamente competente, de forma que após a audição, pouco importa se é ou será uma banda de AOR, heavy metal ou hard rock.

1-Unisonic
2-Souls Alive
3-Never Too Late
4-I've Tried
5-Star Rider
6-Never Change Me
7-Renegade
8-My Sanctuary
9-King For a Day
10-We Rise
11-No One Ever Sees Me

Michael Kiske – Voz
Mandy Meyer – Guitarra
Dennis Ward – Baixo
Kai Hansen – Guitarra
Kosta Zafiriou - Bateria

Igor Luis Seemann


Nenhum comentário:

Postar um comentário